Você sabe quais são as exigências para realização dos exames de Mormo e AIE? Se liga!

 

Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) são enfermidades que acometem os equídeos. O Mormo é causado pela bactéria gram-negativa Burkholderia mallei, podendo apresentar três formas clínicas: nasal, pulmonar (aguda) e cutânea (crônica). Já a AIE é causada por um lentivírus da família Retroviridae, e sua manifestação clínica pode levar até 3 meses após a infecção, sendo caracterizada por episódios febris recorrentes, trombocitopenia, anemia, rápida perda de peso e edema das partes inferiores do corpo. Ambas requerem notificação obrigatória e imediata de qualquer caso suspeito ao Serviço Veterinário Oficial.

As amostras de sangue para a realização dos exames de AIE e Mormo devem ser colhidas somente por Médicos Veterinários, devidamente inscritos no conselho de classe. Ainda, para realização do exame de Mormo, o Médico Veterinário deve estar habilitado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), e seu nome constar na lista oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme disponível no link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/arquivos-programas-sanitarios/HABILITADOSMORMOLISTACOMPILADA07.01.2020.pdf

As amostras só poderão ser recebidas e analisadas por laboratório da rede credenciada oficial, e somente se estiverem acompanhadas de uma requisição preenchida pelo Médico Veterinário habilitado, com os respectivos dados do animal e seu proprietário.

Equídeos que serão transportados ou que irão participar de algum tipo de aglomeração, feiras, exposições, vaquejadas, provas e competições de qualquer natureza, necessariamente precisam portar uma Guia de Trânsito Animal (GTA).

No estado do Paraná, para obter esta guia, o animal deve ter exames de AIE e Mormo negativos e válidos, além de atestado de vacinação contra Influenza Equina. Para o trânsito de animais dentro do estado, a validade do exame de AIE é de 180 dias. Para trânsito entre os demais estados e para o exame de Mormo, a validade é de 60 dias (consulte normas referentes ao seu estado junto à Secretaria de Agricultura ou Agência de Defesa Agropecuária).

Qualquer que seja a necessidade, o proprietário deve recorrer a um Médico Veterinário devidamente habilitado para esta tarefa. Conte sempre com a experiência de um especialista!

 

Texto escrito pela M.V. Bruna Lampe Zielinski em 21/02/2021.