A síndrome cólica é a principal emergência na rotina da clínica de equinos, principalmente devido ao fato de serem animais anatomicamente impossibilitados de vomitar. Trata-se de um desconforto abdominal grave provocado por gases, obstrução gastrointestinal, inflamação do intestino, entre outros fatores, que devem ser verificados junto ao seu médico veterinário.

Os sinais clássicos de cólica em equinos incluem: escavar, suor excessivo, posição de cavalete, coices em direção ao abdome, rolar em excesso e falta de apetite. Além destes, também podemos citar: estufamento abdominal, olhar constantemente para o flanco, mucosas congestas, desidratação, aumento da frequência cardíaca, ausência de motilidade intestinal e ressecamento ou ausência de fezes.

Por isto, o atendimento veterinário do equino em cólica deve ser imediato para melhor chance de recuperação do paciente.

Cólica mata! Fique atento aos sinais e mantenha sempre em contato seu médico veterinário de confiança, pois a melhor forma de prevenção desta enfermidade é o manejo adequado dos animais.

 

Texto e imagem pela M.V. Bruna Lampe Zielinski em 02/03/2021.